Definição:
O ábaco é um antigo
instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical,
correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos
quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem
fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de
5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se
contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a
cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às
crianças as operações de somar e subtrair.
A história e origem:
O ábaco é um antigo
instrumento de cálculo que, segundo muitos historiadores, foi criado na
Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o
aperfeiçoaram.
Daí, uma variedade de ábacos
foram desenvolvidos; o mais popular utiliza uma combinação de dois números-base
(2 e 5) para representar números decimais. Mas os mais antigos ábacos usados
primeiro na Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egipto por escrivães usavam números sexagesimais representados por factores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito.
A palavra ábaco
originou-se do Latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma
genitiva abax (lit. tábua de
cálculos). Porque abax tinha também o sentido de tábua polvilhada
com terra ou pó, utilizada para fazer figuras geométricas, alguns
linguistas especulam que tenha vindo de uma língua
semítica (o púnico abak, areia, ou o hebreu ābāq (pronunciado a-vak), areia).
Atividade
que utiliza o ábaco para compreensão das casas decimais
Objetivos:
- Compreensão do sistema decimal
através do suporte ábaco de pinos;
- Compreensão e aprendizado das
operações: adição e subtração;
Para iniciar o uso do ábaco de pinos
como suporte nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples. Por
exemplo:
21 + 6
Inicia-se a operação colocando no ábaco
o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo primeiro
numeral, 21. Portanto uma argola deverá ser colocada no primeiro pino
da direita para a esquerda (onde são colocadas as unidades) e duas argolas
deverão ser colocadas no segundo pino da direita para a esquerda (onde são
colocadas as dezenas). Em seguida, coloca-se o número de argolas
correspondentes à quantidade representada pelo segundo numeral; portanto
deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das unidades). Faz-se a
contagem encontrando 7 argolas no primeiro pino (7 unidades), e 2 argolas
no segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou unidades.
O mesmo
processo pode ser utilizado para a compreensão da operação de subtração.
Outras
atividades que podem colaborar com o aprendizado das casas decimais:
No ábaco de
pinos representamos o número 132 assim:
Faça como
no exemplo acima escrevendo a soma que representa cada ábaco:
Registro de
observação da reação da criança
Faixa
etária: 8 anos, cursando o 3º ano do ensino fundamental
O registro
foi feito com base no acompanhamento de uma criança de oito anos que já tem a
prática de utilização do ábaco. As questões propostas envolviam adições e
subtrações, também foram questionadas situações as quais pedíamos para que
fossem formados números que incluíam centena, dezena e unidade.
Todas as
ações foram realizadas com facilidade e rapidez. Questionamos a utilização do ábaco como
suporte para cálculos matemáticos e a criança esclareceu que gosta muito do
suporte.
Lista de
perguntas desafiadoras
Faixa
etária: 8 á 10 anos
Perfil do
aluno: Crianças que já possuem conhecimentos
sobre a utilização do ábaco e noções básicas sobre as operações fundamentais da
matemática.
a) Viviane
tem 15 bonecas e doou 4 delas? Quantas bonecas ela ficou?
b) Coloque
cinco dezenas e tire nove unidades.
c) Coloque
oito dezenas, subtraia quatro dezenas, divida por duas unidades.
d) Coloque
duas dezenas, multiplique por quatro unidades por duas unidades e subtraia por
uma dezena.
e) Maria
ganhou 23 balas, e já comeu 10. Quantas balas ela ainda tem?
f) Coloque
uma dezena, divida em cinco partes. Quantas unidades ficaram em cada parte?
g) Coloque
duas dezenas, tire dezessete unidades. Quanta ficará?
Bom dia! Foi muito gratificante essa aula para os meus objetivos. Agradeço de coração. Um abraço e um bom dia.
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