O Ábaco


Definição:

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

A história e origem:

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo que, segundo muitos historiadores, foi criado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.
Daí, uma variedade de ábacos foram desenvolvidos; o mais popular utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para representar números decimais. Mas os mais antigos ábacos usados primeiro na Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egipto por escrivães usavam números sexagesimais representados por factores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito.
A palavra ábaco originou-se do Latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma genitiva abax (lit. tábua de cálculos). Porque abax tinha também o sentido de tábua polvilhada com terra ou pó, utilizada para fazer figuras geométricas, alguns linguistas especulam que tenha vindo de uma língua semítica (o púnico abak, areia, ou o hebreu ābāq (pronunciado a-vak), areia).



Atividade que utiliza o ábaco para compreensão das casas decimais
Objetivos:

- Compreensão do sistema decimal através do suporte ábaco de pinos;
- Compreensão e aprendizado das operações: adição e subtração;

Para iniciar o uso do ábaco de pinos como suporte nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples. Por exemplo:
21 + 6
Inicia-se a operação colocando no ábaco o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo primeiro numeral, 21. Portanto uma argola deverá ser colocada no primeiro pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as unidades) e duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as dezenas). Em seguida, coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo segundo numeral; portanto deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das unidades). Faz-se a contagem encontrando 7 argolas no primeiro pino (7 unidades), e 2 argolas no segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou unidades.



O mesmo processo pode ser utilizado para a compreensão da operação de subtração.
Outras atividades que podem colaborar com o aprendizado das casas decimais:
No ábaco de pinos representamos o número 132 assim:


Faça como no exemplo acima escrevendo a soma que representa cada ábaco:



Registro de observação da reação da criança

Faixa etária: 8 anos, cursando o 3º ano do ensino fundamental
O registro foi feito com base no acompanhamento de uma criança de oito anos que já tem a prática de utilização do ábaco. As questões propostas envolviam adições e subtrações, também foram questionadas situações as quais pedíamos para que fossem formados números que incluíam centena, dezena e unidade.
Todas as ações foram realizadas com facilidade e rapidez.  Questionamos a utilização do ábaco como suporte para cálculos matemáticos e a criança esclareceu que gosta muito do suporte.

Lista de perguntas desafiadoras

Faixa etária: 8 á 10 anos

Perfil do aluno: Crianças que já possuem conhecimentos sobre a utilização do ábaco e noções básicas sobre as operações fundamentais da matemática.

a) Viviane tem 15 bonecas e doou 4 delas? Quantas bonecas ela ficou?
b) Coloque cinco dezenas e tire nove unidades.
c) Coloque oito dezenas, subtraia quatro dezenas, divida por duas unidades.
d) Coloque duas dezenas, multiplique por quatro unidades por duas unidades e subtraia por uma dezena.
e) Maria ganhou 23 balas, e já comeu 10. Quantas balas ela ainda tem?
f) Coloque uma dezena, divida em cinco partes. Quantas unidades ficaram em cada parte?
g) Coloque duas dezenas, tire dezessete unidades. Quanta ficará?







Um comentário:

  1. Bom dia! Foi muito gratificante essa aula para os meus objetivos. Agradeço de coração. Um abraço e um bom dia.

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