A construção do número operatório




A forma como é introduzida o conceito de número na vida da criança faz toda a diferença entre gostar e não gostar de matemática. O educador deve estar preparado para ensinar de maneira prazerosa a matemática. Num passado remoto a criança aprendia a contar até 10, e usava os dedos das mãos para fazer a contagem. 

Hoje a concepção de métodos de ensino foi inovada, leva-se em consideração a capacidade que o aluno possui de construir o seu conhecimento, e o professor que antes era  transmissor deste conhecimento, hoje é um professor orientador nesse processo, auxiliando o educando a questionar, pensar, discutir, levando o aluno na construção do raciocínio e  na resolução de problemas. 

Para Piaget “A criança já nasce com possibilidades que são herdadas e que se desenvolvem a partir das interações com o meio...”. 

Na visão de Vygotsky: “ O homem constitui-se como tal, através das interações sociais, portanto ele é um sujeito que transforma e é transformado...”. 

Já  Wallon, considera a criança com ser social desde o nascimento. E a afetividade e o movimento são considerados fatores importantes para o desenvolvimento da criança. 

Diante desses três pensadores, chega-se a conclusão que o indivíduo tem possibilidades de se desenvolver sozinho, porém a afetividade e o meio em que a criança esta inserida, é fator primordial. E o processo torna-se prazeroso, levando o indivíduo a uma aprendizagem sem traumas. A metodologia da matemática deve estar relacionada ao cotidiano e aos conhecimentos prévios do aluno, e o professor deve respeitar o ritmo do aluno. O ensino de matemática pode-se se baseado em brincadeiras, jogos de regras, histórias,  cantigas, atividades lúdicas como fonte de aprendizagem. Ao trabalhar através do lúdico o educando sente-se em um ambiente atraente que serve de estímulo para o seu desenvolvimento integral, facilitando o processo de aprendizagem com um todo. 

Hoje temos materiais conhecidos para serem utilizados no processo ensino aprendizagem, como por exemplo: o material dourado - que auxiliam o aprendizado, o sistema de numeração decimal e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algarítimos). Ainda hoje encontramos professores utilizando metodologia tradicional, não respeitando o conhecimento e a capacidade de seus educandos. 

Portanto, para que a criança tenha um ensino eficaz os professores devem atualizar-se, com novos cursos focados na valorização do conhecimento e na capacidade que indivíduo traz consigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário