A humanidade criou os
números há muito tempo atrás...
Desde o começo da civilização, vários povos reconheceram a necessidade dos números em suas vidas. Sabemos disso porque essas pessoas fizeram "marcas" na parede das cavernas para registrar quantidades de coisas que para eles eram importantes.
Desde o começo da civilização, vários povos reconheceram a necessidade dos números em suas vidas. Sabemos disso porque essas pessoas fizeram "marcas" na parede das cavernas para registrar quantidades de coisas que para eles eram importantes.
Suas ideias de número provavelmente limitavam-se ao uso de palavras e/ou sons diferentes para “um”, “dois”, e “muitos”. Provavelmente o homem primitivo não tinha necessidade de contar quantidades muito grandes. Quando a necessidade de contar aumentou, as pessoas passaram a usar pilhas de pedras ou fazer nós em cordas.
Para contar grandes
quantidades, elas faziam agrupamentos. Provavelmente você também já tenha feito
contagem por meio de marcas e realizado agrupamentos.
Com o passar do tempo, as pessoas foram substituindo essas marcas de agrupamentos por uma escrita simbólica, isto é, por símbolos, e diversas civilizações criaram sistema de numeração próprios, com símbolos e regras que os relacionam.
Os egípcios
criaram um sistema de representação de números, a quantidade de objetos por
meio de sinais.
-
Um sinal em forma de alça indicava a dezena;
-
Uma corda enrolada valia cem;
-
A flor de lótus representava mil;
-
Um dedo dobrado valia 10.000;
-
Um girino representava 100.000 unidades e;
-
Uma figura ajoelhada, valia 1.000.000.
Os
romanos não inventaram
símbolos para representar os números; usaram as próprias letras do
alfabeto. I V X L C D M
O
sistema de numeração romano baseava-se em sete números-chave:
I tinha
o valor 1.
V valia 5.
X representava 10 unidades.
L indicava 50 unidades.
C valia 100.
D valia 500.
M valia 1.000.
Os algarismos indianos consistiam
em um agrupamento de traços verticais que representavam nove unidades.
Posteriormente deu-se uma evolução da representação destes algarismos, com
vista a torná-la mais rápida.
Os maias usavam
uma combinação de três símbolos para representar os números: um ponto, uma
barra horizontal e uma concha; onde o ponto = 1 unidade, a barra = 5 unidades e
a concha=0.
Os
algarismos árabes nos levam
a diversas interpretações fantasiosas associadas à ideia do número
representado.
Sistema
de numeração BABILÔNIA
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
O sistema
de numeração que normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal, pois os agrupamentos são
feitos de 10 em 10 unidades.
Os
símbolos matemáticos utilizados para representar um número no sistema decimal
são chamados de algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, que
são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas. Esses algarismos são
chamados de indo-arábico porque tiveram origem nos trabalhos iniciados pelos
hindus e pelos árabes.
Com os
algarismos formamos numerais (NUMERAL É O NOME DADO
A QUALQUER REPRESENTAÇÃO DE QUALQUER NÚMERO). Veja um
exemplo de como contar o conjunto de bolinhas a seguir, agrupando-as de 10 em
10:
Igual a 35 bolinhas.
A história da matemática
pode estar presente na sala de aula em vários contextos diferentes, pode ser
apresentada de forma lúdica com problemas curiosos, “os enigmas”, como fonte de
pesquisa e conhecimento geral, como introdução de um conteúdo ou atividades complementares
de leitura, trabalho em equipe e apresentação para o coletivo. Também pode
apresentar a matemática com uma gama de possibilidades de atividades
diferenciadas que vão muito além das sequências exercícios de memorização de
métodos e fórmulas.
Com a história da
matemática, tem-se a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a
matemática, tornando-a mais contextualizada, mais integrada com as outras
disciplinas, mais agradável.
Ensino Fundamental: A origem dos números
Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar
sobre:
- O modo como surgiram os
números?
- Como foram as primeiras
formas de contagem?
- Como os números foram criados, ou, será que eles sempre existiram?
Para descobrir sobre a origem dos números, precisamos estudar um pouco
da história humana e entender os motivos religiosos desses criadores. Na
verdade, desconhecemos qualquer outro motivo que tenha gerado os números.
Os historiadores são auxiliados por diversas descobertas, como o estudo
das ruínas de antigas civilizações, estudos de fósseis, o estudo da linguagem
escrita e a avaliação do comportamento de diversos grupos étnicos desde o
princípio dos tempos.
Olhando ao redor, observamos a grande presença dos números.
Quanto mais voltarmos na história, veremos que menor é a presença dos
números.
O
Início do processo de contagem
Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que
necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A
necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas,
quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para
fixar-se no solo.
O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas,
proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã
e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas
modificações na vida humana.
As primeiras formas de agricultura de que se tem notícia, foram criadas
há cerca de dez mil anos na região que hoje é denominada Oriente Médio.
A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das
estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras
formas de calendário.
No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho.
Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se
algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido
acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência
um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que
era armazenada em um saco.
No caso das pedrinhas, cada animal que saía para o pasto de manhã
correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia,
quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde,
para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do
dia sobrasse alguma pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse
acrescentado ao rebanho, era só acrescentar mais uma pedra. A palavra que
usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que
significa pedrinha.
A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras,
mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos,
desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.
Os talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar
quantidades, continuaram a ser usados até o século XVIII na Inglaterra. A
palavra talhe significa corte. Hoje em dia, usamos ainda a correspondência
unidade a unidade.
Representação
numérica
Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por
expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua
maneira de representação.
A faculdade humana natural de reconhecimento imediato de quantidades se
resume a, no máximo, quatro elementos. Este senso numérico que é a faculdade
que permite reconhecer que alguma coisa mudou em uma pequena coleção quando,
sem seu conhecimento direto, um objeto foi tirado ou adicionado, à coleção.
O senso numérico não pode ser confundido com contagem, que é um atributo
exclusivamente humano que necessita de um processo mental.
"Distinguimos, sem erro e numa rápida vista um, dois, três e mesmo
quatro elementos. mas aí para nosso poder de identificação dos números."
História Universal dos Algarismos", Georges Ifrah.
Alguns
símbolos antigos
No começo da história da escrita de algumas civilizações como a egípcia,
a babilônica e outras, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela
repetição de traços verticais:
I
|
II
|
III
|
IIII
|
IIIII
|
IIIIII
|
IIIIIII
|
IIIIIIII
|
IIIIIIIII
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
Depois este método foi mudado, devido à dificuldade de se contar mais do
que quatro termos:
I
|
II
|
III
|
IIII
|
IIII
I |
IIII
II |
IIII
III |
IIII
IIII |
IIII
IIII I |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio.
É um sistema de numeração de base dez e era composto pelos seguintes símbolos
numéricos:
Outro sistema de numeração muito importante foi o da Babilônia, criado a
aproximadamente 4 mil anos.
Algumas das primeiras formas de contagem foram utilizadas com as partes
do corpo humano, sendo que em algumas aldeias os indivíduos chegavam a contar
até o número 33.
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